sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

OAB pede que atendimento do 190 volte a ser feito pela PM de Sumaré


OAB pede que atendimento do 190 volte a ser feito pela PM de Sumaré

Há um ano ligações são atendidas em Piracicaba e só então repassadas para outras cidades

03/02/2011 - 17:29
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A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sumaré pediu que o serviço de chamados de emergência pelo telefone 190 volte a ser atendido por policiais militares do município. Em janeiro de 2010, o atendimento foi transferido para o Copom de Piracicaba, que centralizou todas as ligações na região do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do São Paulo Interior), que corresponde a 12 municípios.
Segundo o presidente da OAB de Sumaré, Sérgio Aparecido Rosa, o serviço perdeu a agilidade e ficou muito burocrático. Rosa explica que no caso de uma pessoa assaltada, a vítima precisa responder a um questionário por telefone. As informações são repassadas através de um serviço de localização por satélite. Assim, só depois a Polícia Militar da cidade recebe os dados da vítima e da ocorrência, para, então enviar uma viatura, que na maioria dos casos, vem de Piracicaba, demorando pelo menos uma hora.
A Polícia Militar informou, através de nota oficial, que atende diariamente, de forma padronizada e sistemáttica, uma  média de 3.700 ligações. A centralização do serviço foi efetivada depois da implantação de um projeto de digitalização dos atendimentos, que na avaliação da PM, só traz vantagens.
"O atendimento 190 nunca foi prejudicado pela regionalização em Piracicaba, ao contrário, só trouxe benefícios e melhora na qualidade de atendimento, fato que vem sendo estudado e acompanhado de perto pelas equipes de supervisão do COPOM há cerca de 18 meses", disse o Capitão da Polícia Militar do CPI-9, Adail Marcos Koga Fernandes.

A OAB aguarda uma resposta ao ofício.

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